sexta-feira, 30 de julho de 2021

Tecido Muscular Liso

tecido muscular liso, também chamado de tecido muscular não estriado ou tecido muscular visceral, é constituído por células mononucleadas e alongadas. Esse tipo de músculo pode ser encontrado nas paredes dos órgãos ocos, como estômago, útero, bexiga, artérias, veias, vasos sanguíneos, etc. As células do músculo liso não apresentam estrias transversais como as vistas nas células musculares estriadas esqueléticas ou cardíacas. A ausência dessas estrias ocorre porque os filamentos de actina e miosina não se organizam seguindo o mesmo padrão apresentado pelas outras células musculares.

músculo liso, assim como o músculo estriado cardíaco, apresenta movimentos involuntários e age no organismo de diversas formas:

  • Empurrando o alimento ao longo do tubo digestório;
  • Regulando o fluxo de ar dos pulmões, através do controle do diâmetro dos brônquios e bronquíolos;
  • Regulando o fluxo de sangue para regiões do corpo através do controle do diâmetro dos vasos sanguíneos;
  • Controlando a intensidade da luz que chega aos olhos, por meio da regulação do diâmetro da pupila;
  • Ajudando durante o parto com a contração do útero, etc.

Cada célula do tecido muscular liso é envolvida por um revestimento constituído por uma rede de filamentos de proteína chamado de endomísio. Esse tipo de musculatura não apresenta perimísio (envoltório interno constituído de tecido conjuntivo rico em fibras colágenas) e nem epimísio (envoltório resistente de tecido conjuntivo, rico em fibras colágenas, que recobre todo o músculo). A contração dos músculos lisos é bem mais lenta que a da fibra esquelética, mas, em compensação, elas conseguem se manter contraídas por um período de tempo mais longo.




Corte longitudinal do tecido muscular liso do (intestino delgado). As setas indicam os núcleos das células musculares. Coloração: H&E

Núcleos (N) , (F) fibras fusiformes, de formação homogênea, Grupo de células com núcleos  e com nucléolos ( Ncl). Coloração: E&H

Fonte das Imagens:

01- https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhSRTiyVN46yq3cowdSoIDeDl8BqRvweSILgqk-2t-SY5iG1NImsuv3-7q9YeEQQoQYcoDLRGT4HLemwqVHl_iUlfnT0ZzqF2LEO4SclK8rWTnRbZky8BR-mLsEh3cSbpZj4yGRQgaW9MJb/s1600/M+liso.jpg

02-https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiibSFIDlW2Cn2m8Yjv-hkTZUzFD7j-xrpmNeSCKYeAieb0-syY12aaDgCrqp0_Ay2_HArkjOPSaJhFcbj1bXcNAAFe2cA7LUnKjY7hCgMtgY8T7A_Jq4-kJkAw_sp2LJIV24LKUhnqTQ4/

03-https://lh3.googleusercontent.com/-wWAn9fyj4/YQQDUa9zdbI/AAAAAAAAAL8/Yv1S1jRCpMgKvvITu8uUCOsM_pFWT5sSwCLcBGAsYHQ/w355-h197/image.png

quinta-feira, 22 de julho de 2021

Tecido Sanguíneo

O tecido sanguíneo, é formado no tecido hematopoiético ou medula óssea vermelha, que se encontra localizada no interior de alguns ossos tais como o esterno, clavícula e costelas. O sangue encontra-se dentro de um compartimento fechado, o sistema circulatório, constituído pelo coração, artérias, vasos capilares e veias. Tem função de transporte , ou seja o tecido sanguíneo serve principalmente como meio de transporte. 

1.0 - Granulócitos (polimorfonucleares)

Neutrófilos: Têm núcleo formado por dois a cinco lóbulos ligados entre si por finas pontes de cromatina. O neutrófilo jovem (imaturo) não apresenta núcleo segmentado, sendo este em forma de bastonete, o que denomina a célula nesta fase. O grânulos dispersos em seu citoplasma podem ser específicos (menores) ou azurófilos, sendo que estes últimos correspondem aos lisossomos.
Eosinófilos: São menos numerosos que os neutrófilos (2-4% do total de leucócitos), porém apresentam aproximadamente o mesmo tamanho que eles. O núcleo destas é geralmente bilobulado, sendo que a principal característica para identificação deles é a presença de granulações ovóides que se coram pela eosina (acidófilas).
Basófilos: São as células mais raras, correspondendo a menos de 1% das células do sangue. Apresentam um núcleo volumoso, com forma retorcida e irregular, semelhante à letra S. O citoplasma é carregado de grânulos fortemente basofílicos, ricos em histamina, heparina e outros fatores quimiotáticos.


1.1- Agranulócitos
Linfócitos: células esféricas de tamanho variável, porém geralmente menores que as demais células. O citoplasma do linfócito é pequeno e escasso, aparecendo nos esfregaços como um anel delgado em volta do núcleo. Apresenta discreta basofilia, possuindo coloração azul-claro. Mais detalhes sobre os linfócitos são tratados no tecido linfóide. 
Monócitos: possuem um núcleo ovóide, em forma de rim ou ferradura, geralmente fora do centro da célula. O citoplasma é basófilo e contém grânulos azurófilos (lisossomos), que contém enzimas líticas devido a atividade fagocítica que esta célula exerce.


 Extensão de sangue - (figura 3). Coloração May-Grunwald-Giemsa


Extensão de sangue - (figuras 8). Coloração May-Grunwald-Giemsa


01- Fonte das imagens: https://www.foa.unesp.br/#!/ensino/departamentos/dcb/histologia/atlas-de-histologia-geral/sangue/




quinta-feira, 1 de julho de 2021

Tecido Ósseo

O tecido ósseo é o tecido de sustentação que apresenta maior rigidez e forma os ossos dos esqueletos dos vertebrados. É constituído pelas células ósseas e por uma matriz compacta e resistente. As células se encontram alojadas em cavidades na matriz e se comunicam umas com as outras por meio de prolongamentos finos. A matriz é constituída por grande quantidade de fibras colágenas, dispostas em feixes, entre os quais se depositam cristais, principalmente de fosfato de cálcio.  A grande resistência do tecido ósseo resulta dessa associação de fibras colágenas com o fosfato de cálcio. 

Tipos Celulares 

1-Osteócitos
São células existentes no interior das lacunas da matriz óssea. Destas lacunas formam-se canalículos que se dirigem para outras lacunas, tornando assim a difusão de nutrientes possíveis graças à comunicação entre os osteócitos. Os osteócitos têm um papel fundamental na manutenção da integridade da matriz óssea, são os “produtores de osso”, pois dão origem aos ostesblastos.Os osteócitos, inversamente aos Osteoblastos, possuem Retículo Endoplasmático Rugoso escasso e aparelho de Golgi atrofiado uma vez que abdicaram de sua função secretora da matriz óssea orgânica.

2-Osteoblasto
Sintetizam a parte orgânica da matriz óssea, composta por colágeno tipo I, glicoproteínas e proteoglícanas. Assim, dão “firmeza” ao osso.

3-Osteoclastos
São células com cerca de 50 núcleos (multinucleadas), cuja função é realizar reabsorção óssea, para renovação celular do osso. São os “comedores de osso”.


 Imagem Ilustrativa

H&E- Aumento: Médio

                                                    H&E- Aumento: Médio

Sistema de Havers

A irrigação sanguínea de um osso longo é feito principalmente por artérias, que entram na cavidade medular através de forames nutrícios da diáfise e das epífeses. A extrema rigidez do tecido ósseo é o resultado da interação entre o componente orgânico e o componente mineral da matriz. A nutrição das células que se localizam dentro da matriz é feita pelos canais de Havers Volkmann

Canais de Havers são uma série de tubos estreitos dentro dos ossos por onde passam vasos sanguíneos e células nervosas. São formados por lamelas concêntricas de fibras colágenas.  São encontrados na região mais compacta do osso da diáfise óssea (meio de ossos longos). Podem ser vistos no centro de ósteons em cortes histológicos dos ossos. As comunicações menores e mais transversais entre os canais de Havers são chamadas de Canais de Volkmann com a mesma função de nutrir, mineralizar e inervar o osso. A camada de tecido conectivo vascular que reveste a cavidade medular do osso é chamada de endósteo.


                                                             Imagem Ilustrativa


Fragmento ósseo -H&E- Aumento grande



Fragmento ósseo -H&E- Aumento grande



Fragmento de tecido ósseo compacto obtido por desgaste - Aumento grande


                                             H&E- Aumento grande-  Fragmento de tecido ósseo

Referências: 

01- JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J.; ABRAHAMSOHN, P. Histologia básica: texto e atlas. 13. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.

02- https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjksvpskzAQeQ9qBFoo1oX7A1m3A0RfAVD7r7BvmqqNXmqHzAnpObm9cPS3y2ywT484wzNL4SJptdQ0rbAxL8VY86XBEaigr8tbyTVJo6pazA5nVpdVr5Z9DmT08Glamf0x1ykGFjUKDHx_/s1600/Femur_2_10xh.jpg

03- https://i.pinimg.com/736x/63/1e/49/631e490e18e9164c5cd305d392464f4b--skeletal-system-compact.jpg

04- https://www.blogger.com/u/1/blog/post/edit/1303093409673398371/1499491599757832174?hl=pt-BR#





Sistema Hematopoiético

Medula Óssea A medula óssea é um órgão difuso, no entanto volumoso e muito ativo. É encontrada no canal medular dos ossos longos e nas cavid...