O tecido sanguíneo, é formado no tecido hematopoiético ou medula óssea vermelha, que se encontra localizada no interior de alguns ossos tais como o esterno, clavícula e costelas. O sangue encontra-se dentro de um compartimento fechado, o sistema circulatório, constituído pelo coração, artérias, vasos capilares e veias. Tem função de transporte , ou seja o tecido sanguíneo serve principalmente como meio de transporte.
1.0 - Granulócitos (polimorfonucleares)
Neutrófilos: Têm núcleo formado por dois a cinco lóbulos ligados entre si por finas pontes de cromatina. O neutrófilo jovem (imaturo) não apresenta núcleo segmentado, sendo este em forma de bastonete, o que denomina a célula nesta fase. O grânulos dispersos em seu citoplasma podem ser específicos (menores) ou azurófilos, sendo que estes últimos correspondem aos lisossomos.
Eosinófilos: São menos numerosos que os neutrófilos (2-4% do total de leucócitos), porém apresentam aproximadamente o mesmo tamanho que eles. O núcleo destas é geralmente bilobulado, sendo que a principal característica para identificação deles é a presença de granulações ovóides que se coram pela eosina (acidófilas).
Basófilos: São as células mais raras, correspondendo a menos de 1% das células do sangue. Apresentam um núcleo volumoso, com forma retorcida e irregular, semelhante à letra S. O citoplasma é carregado de grânulos fortemente basofílicos, ricos em histamina, heparina e outros fatores quimiotáticos.
1.1- Agranulócitos
Linfócitos: células esféricas de tamanho variável, porém geralmente menores que as demais células. O citoplasma do linfócito é pequeno e escasso, aparecendo nos esfregaços como um anel delgado em volta do núcleo. Apresenta discreta basofilia, possuindo coloração azul-claro. Mais detalhes sobre os linfócitos são tratados no tecido linfóide.
Monócitos: possuem um núcleo ovóide, em forma de rim ou ferradura, geralmente fora do centro da célula. O citoplasma é basófilo e contém grânulos azurófilos (lisossomos), que contém enzimas líticas devido a atividade fagocítica que esta célula exerce.
Nenhum comentário:
Postar um comentário