quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Sistema Digestório


Rúmen

Nos ruminantes, o estômago é composto de quatro compartimentos distintos estruturalmente. Os três primeiros são o rúmen, o retículo e o omaso, chamados genericamente de pré-estômagos, os quais estão revestidos por uma mucosa aglandular cujo epitélio é estratificado pavimentoso. O quarto compartimento, o abomaso, é a porção glandular similar ao estômago simples das outras espécies e por isso denominado "estômago verdadeiro". O rúmen tem uma constituição geral idêntica à dos outros compartimentos gástricos. A sua mucosa apresenta acidentes de estrutura, as papilas (P), revestidas por um epitélio estratificado pavimentoso. A separar a lâmina própria da submucosa, em lugar da muscularis mucosae, existe uma condensação de fibras conjuntivas (seta).

As principais funções ruminais são: proteção, metabolismo e absorção.

 

                                                      Imagem Rúmen - vitelo (Obj. 4x) H&E

 

Reticulo 

O retículo ocupa uma posição cranial e não completamente separado do rúmen. Logo, suas funções e motilidades estão muito ligadas às do rúmen. A abertura do esôfago no cárdia é comum ao retículo e ao rúmen. As paredes internas do retículo estão revestidas por uma membrana mucosa, disposta em inúmeras pregas (em forma de favos de mel). Semelhante ao rúmen, o órgão não secreta nenhuma enzima. Apresenta um movimento constante, em sintonia com do rúmen. Do retículo, o alimento passa para o rúmen (alimento ainda não totalmente degradado/fermentado) ou para o omaso (alimento fermentado) e deste, para o trato digestivo posterior (abomaso e intestinos).

O retículo é o principal órgão que participa do processo de ruminação, já que é o responsável pela contração que leva a regurgitação.




                                                      Imagem  Retículo - vitelo (Obj. 4x) H&E

O epitélio é pavimentoso estratificado queratinizado assemelhando-se ao do rúmen. A muscularis mucosae (Mm) forma uma banda isolada de tecido muscular liso que apenas ocorre na parte superior das pregas do retículo.

Omaso

O omaso localiza-se do lado direito do retículo-rúmen, apresentado um formato esférico. Contêm em seu interior muitas lâminas musculares, que lhe conferiram o nome popular de folhoso (folhas semelhantes às de um livro). Na mucosa destas lâminas formam-se papilas, mais curtas e menos numerosas, se comparadas com as do rúmen.


Suas principais funções estão ligadas a absorção de água, de minerais, de ácidos graxos voláteis e redução de partículas alimentares.

    

A mucosa que forra interiormente o omaso dos ruminantes apresenta numerosas pregas/lâminas (laminae omasi) longitudinais e que se posicionam umas contra as outras à semelhança das folhas de um livro. Tal como no rúmen e no retículo, o epitélio de revestimento do omaso é do tipo pavimentoso estratificado podendo apresentar-se queratinizado em alguns pontos. A muscularis mucosae (seta), que está ausente no rúmen, forma aqui uma espessa camada que corre no interior do tecido conjuntivo das pregas. As fibras lisas mais internas não pertencem, porém, à muscularis mucosae, sendo antes um prolongamento da muscular externa.

 Imagem do Omaso - vitelo (Obj. 4x), H&E

 

                                                     Lamina Omaso, H&E (Obj 40X) 

Intestino Delgado

A mucosa intestinal é caracterizada por apresentar vilosidades intestinais, que são projeções alongadas da mucosa em direção ao lúmen, e é revestida por um epitélio cilíndrico simples onde se observam as células absortivas, que são colunares altas, e células caliciformes, que possuem um formato mais oval. A lâmina própria é composta por tecido conjuntivo frouxo, onde se observa presença das glândulas tubulares simples denominadas criptas de Lieberkuhn. A mucosa é separada da submucosa pela camada muscular da mucosa, constituída por fibras musculares lisas. A submucosa é constituída de tecido conjuntivo denso e apresentam grupos de glândulas tubulares enoveladas ramificadas, as glândulas duodenais (glândulas de Brunner), cujas células secretam um muco alcalino. A camada muscular é bem desenvolvida e composta de uma camada circular interna e outra camada longitudinal externa de músculo liso. Revestindo externamente o órgão, há a membrana serosa, uma fina camada de tecido conjuntivo recoberta por um epitélio pavimentoso simples ou mesotélio.


Imagem do Intestino Delgado, Coloração E&H

Intestino delgado – jejuno-íleo. Coloração: hematoxilina e eosina. Vista panorâmica.




Corte de duodeno em aumento de 4x, corado por Azul de Toluidina. Em 1, observa-se a camada mucosa; em 2, a submucosa; e em 3, a camada muscular


Placa de Peyer, H&E, (Obj. 40x)

Intestino Delgado (Plexo mientérico) (Obj. 40x), H&E


Referências:

01:https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fslideplayer.com.br%2Fslide%2F1352408%2F&psig=AOvVaw0i5ei5JhP5jwdNtOjbQiGB&ust=1637274354258000&source=images&cd=vfe&ved=0CAsQjRxqFwoTCPif_oOroPQCFQAAAAAdAAAAABAD

02:http://atlashistologia.fmv.ulisboa.pt/atlas/?p=digestive&id=1

03:https://es.slideshare.net/richardchavez22/aparato-digestivo-y-sus-cortes-  histologicos-digestivo-i-i-u-v-s-de-jos-romero-profesor

05: https://www.unifal-mg.edu.br/histologiainterativa/intestino-delgado-2/

07:https://docplayer.com.br/7751333-Intestino-delgado-anatomia-histologia-e-fisiologia-academicas-beatriz-dantas-e-lucianna-ribeiro.html

08:https://mol.icb.usp.br/index.php/16-13-tubo-digestivo/

09: https://rehagro.com.br/blog/sistema-digestivo-dos-bovinos/

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sistema Hematopoiético

Medula Óssea A medula óssea é um órgão difuso, no entanto volumoso e muito ativo. É encontrada no canal medular dos ossos longos e nas cavid...